franquia-de-oficina-mecanica
25/10/2018

Franquia de oficina mecânica: vale a pena?

Se você está pensando em abrir a própria oficina mecânica, uma dúvida pode ser comum: é melhor começar uma oficina do zero ou optar por uma franquia? Confira se vale a pena abrir uma franquia de oficina mecânica.

As duas opções possuem vantagens e desvantagens, mas nesse post vamos mostrar se vale a pena ou não investir em uma franquia já existente.

O QUE É FRANQUIA?

A franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem como objetivo um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede o direito de uso da sua marca, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços.

Do outro lado, o franqueado investe na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Essa modalidade é popular pois beneficia os dois lados.

VANTAGENS

PLANEJAMENTO

Um planejamento bem feito e um plano de negócios bem elaborado é fundamental para o sucesso de uma empresa. Optando por uma franquia, você não precisa se preocupar com isso, pois esse planejamento já foi feito e será repassado a você.

MATRIZ

A matriz oferece treinamento de qualidade para que o franqueado tenha capacidade para resolver os principais problemas que encontrar em sua empresa. O treinamento tem por objetivo estabelecer a padronização dos atendimentos, dos serviços, gestão de estoque, entre outros.

Além disso, caso haja dúvidas durante a administração, você terá suporte de uma equipe especializada em gestão, que poderá lhe ajudar a qualquer momento.

RECONHECIMENTO DA MARCA

Ser um franqueado significa abrir mão de algumas coisas, como a identidade visual da marca, que não pode ser alterada. Também não é possível despadronizar o serviço. Contudo, isso significa que você já terá um bom reconhecimento da marca.

CREDIBILIDADE

Ao optar por uma franquia, você já terá percorrido um caminho difícil, evitando a difícil fase de ganhar clientes e criar uma identidade própria.

Ser franqueado significa um reconhecimento prévio no mercado e, consequentemente, confiança por parte dos clientes já existentes. Além disso, a padronização já estabelecida também aumenta a confiabilidade na marca.

PUBLICIDADE

Em uma franquia, os gastos com publicidade tem como objetivo expandir a presença da marca e aumentar as vendas.

Por ser um interesse mútuo (franqueado e franqueador), os investimentos nessa área são divididos entre todas as franquias, sendo possível investir mais e melhor, por um preço bem menor.

Dessa forma, investir em uma franquia vale a pena, mas o sucesso de seu empreendimento dependerá de seu esforço e dedicação.

Até a próxima.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!